quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Noticias da Terrinha... pois

As mulheres empreendedoras do concelho de Castanheira de Pera vão poder participar naquele que será o maior programa de incentivo ao empreendedorismo feminino, alguma vez realizado da região centro do país. O Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal vai promover um Programa de Formação e Consultoria de apoio à Criação de Empresas destinado a mulheres empreendedoras. Leiria foi uma das cidades escolhidas para realizar esta iniciativa, a qual tem data de início prevista para a segunda quinzena de Setembro. Neste momento decorre do período de candidaturas, podendo inscrever-se mulheres, empregadas ou desempregadas, que pretendam integrar o mercado de trabalho através da criação do próprio emprego.

O FAME é um programa de formação avançada dirigido a mulheres com vontade de apostar na concretização das suas ideias de negócio. No final da formação, as formandas que optem pela criação da própria empresa serão apoiadas por uma equipa de consultores multidisciplinar, que auxiliará na elaboração do plano de negócios. Na fase de implementação da ideia de negócio, as formandas podem ainda receber um incentivo a fundo perdido equivalente a 12 vezes o salário mínimo nacional.

Através deste programa, o IFDEP procura estimular e apoiar o empreendedorismo no feminino e criar uma rede de apoio à criação de iniciativas empresariais promovidas por mulheres. O reforço de competências ao nível da autoconfiança, capacidade de liderança, negociação e de gestão, são factores determinantes para fomentar o acesso ao auto-emprego.

António Henriques, presidente do IFDEP, considera que esta é uma oportunidade única para a região se afirmar com uma vontade empreendedora forte. O FAME pretende apoiar a criação de empresas sustentadas, explorando a diversidade de cada um dos distritos.

Para além de Leiria, este programa será promovido em todas as capitais de distrito da região centro do país. Para conhecer mais informações poderão contactar o IFDEP através do 239403030 ou consultar o site: www.ifdep.pt.

O FAME é integralmente financiado pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade e conta com a colaboração de algumas das mais prestigiadas consultoras nacionais.

Nenhum comentário: